Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Conteúdo deste artigo

Setembro Amarelo na empresa: como abordar e ideias de ações

No Setembro Amarelo, toda empresa precisa falar sobre saúde mental e bem-estar no trabalho! Nada de tratar o tema como tabu, pois ele impacta a qualidade de vida de todos os colaboradores.

O endomarketing Setembro Amarelo também é essencial para criar um ambiente de acolhimento e conscientização.

Neste artigo sobre Setembro Amarelo na empresa, vamos falar sobre: o que é e suas origens, como abordar o tema na empresa, ideias de ações corporativas e muito mais!

endomarketing setembro amarelo

O que é Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo representa um movimento global dedicado à conscientização da prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. A cor amarela simboliza luz, esperança e vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem todo ano por causa do suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Por isso o tema saúde mental é tão relevante para a saúde pública.

No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

No ambiente corporativo, o Setembro Amarelo na empresa é uma oportunidade de incentivar conversas, combater o estigma e criar um ambiente de apoio e compreensão.

A origem do Setembro Amarelo

A história do Setembro Amarelo começou em 1994, nos Estados Unidos. Após o suicídio de Mike Emme, a família e amigos decidiram homenageá-lo usando a cor amarela. Mike tinha um Mustang 68 amarelo, sua cor favorita, e no dia do velório, foi feita uma cesta com cartões decorados com fitas da mesma cor.

Essa iniciativa tinha como objetivo lembrar o quanto ele era brilhante, ao mesmo tempo que buscava conscientizar sobre a importância da saúde mental. Com o tempo, essa ação pessoal ganhou dimensões globais, transformando-se no movimento que conhecemos hoje.

Setembro Amarelo na empresa: como abordar e ideias de ações 1

A importância de falar sobre Setembro Amarelo na empresa

A saúde mental no ambiente de trabalho é um tópico que tem ganhado destaque recentemente, e isso não é por acaso. O Setembro Amarelo na empresa é uma oportunidade de trazer à tona discussões que podem ser desconfortáveis, porém, são absolutamente necessárias. Afinal, passamos grande parte de nossas vidas nos locais de trabalho, e é essencial que esses ambientes sejam seguros, empáticos e receptivos ao diálogo.

Segundo a OMS, todo ano 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de problemas de saúde mental, custando à economia mundial quase 1 trilhão de dólares. Em 2022, no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 209 mil pessoas foram afastadas do trabalho pelo mesmo motivo.

O endomarketing Setembro Amarelo, e uma cultura corporativa que se importa com a saúde mental e bem-estar dos colaboradores, também afetam o engajamento, a retenção e a motivação dos colaboradores. Uma marca empregadora forte precisa ser consciente sobre problemas relacionados à saúde mental no trabalho.

Como abordar o Setembro Amarelo na empresa

A melhor dica para o Setembro Amarelo na empresa é ter um ambiente de diálogo, comunicação aberta, conscientização e acolhimento. E nada de ignorar o conhecimento de profissionais! Em várias situações, a presença de psiquiatras e terapeutas, com o treinamento adequado, é necessária. Depressão e ansiedade, por exemplo, são problemas de saúde que devem receber o  tratamento adequado. 

Confira mais dicas para abordar o Setembro Amarelo na empresa:

– Promovendo conscientização: crie campanhas de conscientização com o endomarketing Setembro Amarelo! Utilize murais, cartazes e recursos digitais para compartilhar informações relevantes sobre saúde mental, sinais de alerta e recursos disponíveis.

– Realização de workshops e palestras: organize workshops e palestras conduzidos por especialistas em saúde mental. Ofereça espaços seguros para os colaboradores compartilharem suas experiências e fazerem perguntas.

– Disponibilização de recursos de apoio: disponibilize informações sobre linhas de apoio, grupos de suporte e profissionais de saúde mental. Garanta que os colaboradores saibam onde buscar ajuda, se necessário.

– Incentivo ao diálogo aberto: crie um ambiente em que os colaboradores se sintam à vontade para falar sobre suas emoções e preocupações. Os líderes podem estabelecer o tom, demonstrando vulnerabilidade e abertura.

Comportamentos que o RH deve ficar atento

O departamento de Recursos Humanos desempenha um papel essencial na identificação precoce de problemas de saúde mental no trabalho. Além de conversar com os colaboradores, é importante incentivar os líderes a fazerem o mesmo. O Setembro Amarelo na empresa é um compromisso coletivo!

Alguns comportamentos que devem ser observados incluem:

– Mudanças no comportamento: alterações significativas no comportamento, como isolamento, mudanças de humor, irritabilidade ou apatia.

– Desempenho e produtividade: queda acentuada no desempenho, diminuição da produtividade e falta de engajamento.

– Manifestações físicas: sintomas físicos relacionados ao estresse, como dores de cabeça frequentes, problemas digestivos ou insônia.

– Expressões de desesperança: comentários que revelem sentimentos de desesperança, inutilidade ou falta de perspectiva.

– Desconexão social: sinais de isolamento repentinos, evitando interações sociais e atividades que costumavam ser apreciadas.

Ideias de ações para o Setembro Amarelo na empresa

O Setembro Amarelo na empresa é uma oportunidade para demonstrar que a saúde mental no trabalho é uma prioridade, e que os colaboradores são valorizados não apenas pelo que produzem, mas pelo que são como indivíduos. E a experiência corporativa é necessária para fazer tudo isso!

A Original Experience é especialista em experiências e nossa área de curadoria criou ações e eventos corporativos para o Setembro Amarelo na empresa. Confira:

1. Workshop sobre equilíbrio: harmonizando vida pessoal e profissional

Nos dias corridos, é fácil se perder entre responsabilidades profissionais e compromissos pessoais. Mas, ao encontrar esse equilíbrio, não apenas melhoramos nosso bem-estar individual, mas também aumentamos nossa eficiência e contribuição no local de trabalho. Vamos falar sobre maneiras de cultivar o equilíbrio, reduzir o estresse e maximizar a produtividade. Por meio de discussões interativas e atividades práticas no Setembro Amarelo na empresa, os colaboradores aprenderão a identificar sinais de desequilíbrio e a aplicar estratégias eficazes para manter uma abordagem mais saudável em relação ao trabalho e à vida.

2. Pintura mindfulness com team building

Uma experiência única voltada para o bem-estar, conexão e saúde mental no trabalho! Um artista irá guiar os participantes que serão divididos em grupos. Toda a atividade será alinhada ao tema de saúde mental, a fim de transmitir uma mensagem através da pintura. Esta dinâmica foi elaborada para proporcionar um momento de bem-estar, comunicar mensagens importantes e explorar a criatividade. Ao final da atividade, todos terão uma pintura que poderá ser parte de um painel de exposição na própria sede da empresa.

Setembro Amarelo na empresa: como abordar e ideias de ações 2

3. Cultivo de plantas em grupo

O contato com o mundo natural permite um momento de bem-estar, reflexão e descontração. Guiada por um biólogo e botânico, esta experiência envolve o plantio individual de sementes ou de uma muda, com toda a orientação teórica necessária. O kit tem todo o material necessário: argila expandida, manta de drenagem, substrato e mais. Falar sobre e praticar o cultivo de plantas permite que os colaboradores se sintam parte da natureza.

4. Tanque de flutuação in company

Relaxamento e bem-estar. É o que propõe esta sessão terapêutica de flutuação para Setembro Amarelo na empresa. A experiência de flutuar sem esforço reduz tensões e permite atingir momentos únicos no sentido sensorial, exatamente como ocorre no Mar Morto. A sessão de relaxamento ocorre dentro de um tanque de flutuação em um ambiente acolhedor e seguro, com água aquecida e sais naturais. Tudo preparado para oferecer uma terapia sensorial que silencia os estímulos externos e relaxa a mente.

flutuação

5. Produção de pintura com plantas

O herbário é uma coleção de plantas e fungos organizados de forma técnica e cientificamente preservados. A proposta é utilizar o conhecimento científico para elaborar quadros que guardam memória, estimular a criatividade e o contato com a natureza e processos manuais. Tudo é guiado por um botânico e biólogo, com produção de um quadro com flores e/ou folhas secas. No fim da atividade, cada pessoa leva um quadro para casa. Um momento de bem-estar e descontração da rotina do trabalho para endomarketing Setembro Amarelo.

6. Programa Líder Consciente

Um programa para tornar líderes e empresas mais conscientes e conectados com seu papel na sociedade. O curso proporciona aos participantes um maior entendimento sobre os mecanismos da mente e das técnicas de meditação. Alguns temas abordados são: o que é estresse e como posso dissolver os estados estressantes; como a meditação pode nos ajudar a lidar melhor com desafios e ter mais qualidade de vida; o real significado da prosperidade e muito mais.

7. Experiência de mindfulness: conexão com a calma + planner

O estresse é uma reação do organismo que acontece quando nos sobrecarregamos de informações e atividades. No entanto, é possível buscar o equilíbrio emocional a partir de medidas que envolvem a qualidade de vida. Esta experiência é uma jornada sobre a importância do autocuidado para o Setembro Amarelo empresa. Com ensinamentos e sugestões práticas para diminuir o stress, organizar prioridades, melhorar produtividade, além de entender sobre si e o ser humano.

endomarketing setembro amarelo

Agora você já sabe tudo que é necessário para fazer o Setembro Amarelo empresa! A Original Experience é especialista na criação e produção de experiências corporativas. Vamos ajudar você a cuidar de tudo, do começo ao fim. Para conferir nossas experiências de saúde mental e falar com um especialista, clique aqui.

Leia também esses artigos