Conteúdo deste artigo

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Conteúdo deste artigo

Diversidade e inclusão nas empresas: Dia do Orgulho LGBTQIA+

O conceito de diversidade e inclusão nas empresas vem ganhando relevância. As organizações estão reconhecendo a importância de acolher e valorizar a diversidade em todos os seus aspectos, incluindo a diversidade sexual e de gênero. 

Nesse contexto, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ é uma oportunidade para as organizações abordarem e celebrarem a diversidade, promovendo um ambiente mais inclusivo e respeitoso para os colaboradores. 

dia do orgulho lgbt

Neste artigo, vamos falar sobre diversidade e inclusão nas empresas, a importância desses valores, os benefícios de promovê-los e como abordar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ na sua empresa. Vamos lá!

O que é diversidade e inclusão nas empresas?

No contexto profissional, a diversidade se refere à variedade de características e perspectivas presentes em um ambiente de trabalho. Aspectos como gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, entre outros. 

Já a inclusão fala de um ambiente acolhedor, empático e respeitoso, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

A importância da diversidade e inclusão nas empresas

Promover ações de diversidade e inclusão nas empresas é essencial. Além de ser um reflexo dos valores sociais e éticos que a empresa acredita, a diversidade promove a criatividade, a inovação e a tomada de decisões mais assertivas

Ao contar com uma equipe diversa, a empresa terá uma maior capacidade de compreender e atender às necessidades de um público cada vez mais diversificado. Além disso, a inclusão contribui para a construção de um ambiente de trabalho saudável, no qual os colaboradores se sintam respeitados e confortáveis.

É uma forma da empresa mostrar que se preocupa com seus colaboradores. Refletir sobre como a história da comunidade LGBTQIA+, como as pessoas LGBTQIA+ são tratadas, como ser anti LGBTfóbico na prática, inclusão no mercado de trabalho, diversidade no ambiente de trabalho, etc. Todos esses temas são essenciais para que os direitos das pessoas LGBTQIA+ sejam preservados, além de ser um momento para relembrar que muitas coisas ainda precisam melhorar.

endomarketing lgbt

Benefícios da diversidade e inclusão nas empresas

Investir em diversidade e inclusão nas empresas tem vários benefícios:

– Reforçar valores éticos e sociais importantes;

– Maior capacidade de retenção de talentos;

– Ambiente de trabalho acolhedor e saudável;

– A diversidade de perspectivas favorece a inovação e a criatividade, estimulando a resolução de problemas de forma mais eficiente;

– Clima organizacional favorável, com cooperação e respeito.

O que é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+?

Em 28 de junho de 1969, os levantes de Stonewall ocorreram, em Nova York, nos Estados Unidos. Nessa data, frequentadores do bar Stonewall Inn, um ponto de encontro da comunidade LGBTQIA+, reagiram de forma corajosa e resistente à violência policial e às constantes perseguições que sofriam. Essa ação de resistência marcou o início do movimento moderno pelos direitos LGBTQIA+ e é lembrada como um marco histórico para a luta pelos direitos e a visibilidade da comunidade.

Desde então, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado mundialmente em 28 de junho. O principal objetivo é promover a igualdade de direitos para a comunidade. Essa data representa uma oportunidade para as empresas demonstrarem seu apoio e compromisso com a diversidade sexual e de gênero, além de combaterem a discriminação e o preconceito em todas as suas formas.

A importância do Dia do Orgulho LGBTQIA+ nas empresas

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ representa uma oportunidade para as empresas demonstrarem seu apoio e compromisso com a diversidade sexual e de gênero. Uma chance de se posicionar contra a discriminação e o preconceito, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso. 

Além disso, a participação no Dia do Orgulho LGBTQIA+ fortalece a imagem da empresa como uma defensora dos direitos humanos e pode atrair colaboradores talentosos que valorizam a diversidade e inclusão nas empresas.

Ações para o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Ao abordar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ nas empresas, é importante agir com respeito, sensibilidade e autenticidade. A Original Experience criou ações para o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e o objetivo é promover reflexão sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+. A parte legal é que cuidamos de tudo por você. Também separamos ações que podem ser feitas internamente e que vão fazer toda a diferença no dia a dia profissional. Confira:

1. Talk sobre diversidade sexual e de gênero

Um ambiente seguro e empático para falar abertamente sobre o tema e aprender. Temas que são abordados pelos especialistas: desafios da população LGBTQIA+; nomenclaturas e conceitos básicos; contexto histórico e conquistas da comunidade; dados sobre a comunidade LGBTQIA+ no Brasil; micro agressões; como criar um ambiente mais seguro e inclusivo.

2. Drag por 1 dia

O mundo da arte drag tem crescido nos últimos anos, e se tornou um símbolo de liberdade e auto expressão. Nesta experiência leve e divertida, os colaboradores vão vivenciar uma transformação completa. Uma jornada de autodescoberta, confiança e diversão. Uma equipe de profissionais estará presente para ajudar na criação de looks e maquiagem. Os participantes vão aprender sobre história da arte drag, as técnicas de maquiagem, a construção de personagens e a performance no palco. Uma chance de aprimorar a confiança, explorar novas perspectivas, desafiar estereótipos e promover a tolerância e o respeito na organização.

drag queen

3. Redes de apoio e grupos de afinidade

Estimular a criação de grupos de afinidade e redes de apoio voltados para colaboradores LGBTQIA+. Esses espaços proporcionam suporte emocional, troca de experiências e contribuem para a construção de uma cultura inclusiva dentro da empresa.

4. Talk sobre anti LGBTfobia na prática

Um ambiente seguro e empático para falar abertamente sobre o tema e aprender. Temas que são abordados pelos especialistas: diversidade sexual e de gênero, visibilidade e empregabilidade trans; ambiente seguro para comunidade LGBTQIA+; compreender a diferença entre não ser LGBTfóbico e ser anti LGBTfobia; como ser anti LGBTfobia?; papel da pessoa aliada frente a situações de preconceito/discriminação; como estruturar políticas mais inclusivas nas organizações; cases de ações afirmativas para diversidade sexual e de gênero.

5. Parcerias com organizações LGBTQIA+

Estabelecer parcerias com organizações e instituições LGBTQIA+ pode fortalecer o compromisso da empresa com a comunidade. Essas parcerias podem envolver patrocínio de eventos, participação em ações de voluntariado ou contribuições para projetos sociais.

6. Original Rainbow: shows, espetáculos e performances

Por meio da música e de forma leve e descontraída, os colaboradores terão a oportunidade de conhecer e interagir com grandes nomes do movimento LGBTQIA+, como Nany People e Silvetty, além de coletivo de artistas LGBTQIA+. O objetivo central destas atividades é aproximar pessoas e abrir espaço para o diálogo sobre o tema, já que as drag queens se dedicam a performances que dialogam com o público e inspiram desejo por dias com menos violência e mais respeito.

inclusao no trabalho

7. Show da cantora Assucena

Assucena é uma cantora trans baiana que fez parte, por 10 anos, do trio “As Baías” e agora se lançou em carreira solo. Uma artista que faz parte da cena LGBTQIA+ da música brasileira e consciente do seu lugar de representatividade.

inclusão no mercado de trabalho

A diversidade e a inclusão são valores fundamentais para as empresas que desejam prosperar no ambiente empresarial atual. Mais que um discurso superficial, as organizações têm a oportunidade de demonstrar seu compromisso com a diversidade sexual e de gênero, promovendo, de verdade, um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. Que o Dia do Orgulho LGBTQIA+ seja um lembrete constante de que a diversidade é um ativo valioso que traz uma transformação positiva.

Clique aqui para conferir ações de diversidade e inclusão nas empresas!

Leia também esses artigos